Como você completa essa frase?
É comum dizer que a cada dia existe uma nova oportunidade de ser feliz, de começar algo, de recomeçar, de fazer diferente, de mudar. No entanto, às vezes, não estamos nos sentindo bem emocionalmente para dar esses pontos de partida. Não estou aqui dizendo que não seja ótimo enxergar cada dia como uma nova oportunidade de buscar felicidade e de efetivamente realizar mudanças em sua vida. No entanto, o que quero dizer é que, atualmente, coletivamente, existe uma exigência por essa busca de bem-estar e, por vezes, ela pode ser prejudicial, principalmente se não estamos em um bom momento da nossa vida, se estamos enfraquecidos psicologicamente, se estamos enfrentando algum problema ou situação que nos abala. Assim, tentar “ser feliz” pode gerar ainda mais infelicidade.
É preciso ser gentil consigo, entender a fase de vida em que se está. É necessário refletir, compreender seus sentimentos. Cada dia que começa, pode ser uma oportunidade de perceber a si mesmo. Como estou me sentindo? O que está me fazendo sentir dessa forma? O que tal acontecimento representa para mim? Muitas respostas podem chegar a pontos doloridos em nosso interior, e talvez seja o momento de viver e sentir, simplesmente, sem tantas cobranças de que precisa agir logo.
Por isso, todo dia é uma oportunidade sim, mas, por vezes, é uma oportunidade de sentir, viver, de pausar, de respirar – saber que dias ruins existem, que a tristeza existe, e você pode senti-la, você tem todo o direito. Às vezes, justamente, precisamos parar, para depois, recomeçar, de uma forma diferente.
Lembre-se: o dia sempre nasce de novo!