Retrospectiva 2024: As Olimpíadas e o lembrete sobre o cuidado com a saúde mental

Esse ano, felizmente, muito se falou sobre saúde mental. Foi um assunto que ficou em alta principalmente com as Olimpíadas de Paris. Tivemos muitas medalhistas que disseram em suas entrevistas sobre a importância de terem investido em sua saúde mental para que pudessem estar realizando suas conquistas.

Destaco as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, Simone Biles, e Rayssa Leal. Todas elas afirmaram o quanto fez diferença em suas vidas terem feito terapia, com enfrentamento de seus traumas, medos, lidarem com expectativas, e, principalmente, sobre a prioridade voltada ao seu bem-estar, entendendo seus limites.

Rebeca Andrade afirmou que faz terapia desde os 13 anos e, com muita firmeza, afirma que fica muito feliz por todos estarem torcendo por ela, mas que faz o melhor dela por ela mesma. “Se eu não estiver feliz, não vale a pena”, afirmou em entrevista. Após as olimpíadas de Tóquio em 2020 ela também havia afirmado que somente ganhou medalhas pois soube manter sua mente e corpo em equilíbrio. Ela aprendeu que não precisa suprir as expectativas de todos, e trabalha para dar o seu melhor, mas sem se pressionar tanto.

Assisti ao documentário de Simone Biles, que mostra todo o sofrimento que passou em sua carreira, sentindo muita pressão e, com isso, tendo bloqueios mentais ao executar movimentos da ginástica. Ela decidiu abandonar as olimpíadas de Tóquio no meio da competição, colocando a sua saúde em primeiro lugar, afinal, o que estava ocorrendo poderia lhe causar um acidente grave.

Rayssa Leal, após sua medalha de bronze no Skate nas olimpíadas de Paris 2024, também revelou que faz terapia duas vezes por semana para poder lidar com tudo que ocorre em sua vida, reconhecendo que é uma adolescente e que isso é muito importante.

Diante de tantas expectativas criadas pelas pessoas em torno dessas atletas olímpicas, elas são exemplos do quanto todos temos falhas e medos, e que buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ter muitos benefícios.

Voltar